Seguidores

quarta-feira, 24 de março de 2010

Os benefícios do chocolate para a saúde!

Posted by Picasa
Mesmo sem saber de suas propriedades benéficas à saúde, os maias e astecas já consideravam o cacau o alimento dos deuses. Hoje, depois de diversos estudos, sobram evidências de que o chocolate amargo (aquele com maior teor de cacau), promove uma série de benefícios para a nossa saúde.
Na Alemanha, uma pesquisa mostrou que o chocolate protege o coração. Realizado pela Universidade Hospital Colônia, o estudo mostrou que o consumo rotineiro de chocolate amargo reduz os níveis da pressão arterial. Isso porque o chocolate amargo tem alta concentração de certos flavonóides, como as catequinas, substâncias encontradas no cacau. Elas agem nas artérias, promovendo a queda de pressão. Esse e outros compostos ajudam o endotélio, a camada interna das artérias, a ficar mais flexível. Assim, o sangue passa gerando menos pressão. Porém, para que isso ocorra, é necessário o consumo diário de 30 a 40 gramas de chocolate amargo, o que equivale a quatro quadradinhos das barras grandes. Para os que estão com o colesterol alto vai a dica: o chocolate amargo não contribui para a elevação do colesterol porque os polifenóis impedem a oxidação do LDL, o tipo ruim de gordura.
No Japão também foi realizada uma pesquisa, porém, com um componente do chocolate amargo, a procianidina e como ela age no controle do diabete tipo 2. Os testes foram feitos com roedores e foi comprovada a diminuição dos níveis de açúcar no sangue.
Além desses benefícios, o chocolate contribui para manter o humor em alta. Isso porque ele possui duas substâncias, a N-oleoletanolamina e a N-linoleoiletanolamina, que estabilizam as anandamidas, fazendo com que a sensação de bem-estar proporcionada por elas dure mais tempo.
***
Fonte: O Vale em revista (Gravataí & Cachoeirinha)

3 comentários:

Marcia disse...

Maravilhosa reportagem, eu tinha ouvido falar na tv, inclusive para pessoas com problema de depressao.
Bem, o difícil é conseguir "tragar" um choco ammargo, já provastes?
Beijos

chica disse...

Mesmo sem pensar nos benefícios, me lavo de tanto que como!!ADOOOOOORO!!!beijos,chica

Verena disse...

Amooo chocolate!!
Sou chocólatra!!
Bjkas

Related Posts with Thumbnails

Clique na imagem e...