Seguidores

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Origem do Dia das Mães!

Posted by Picasa


Quem foram Julia Ward Howe e Ana Jarvis? Embora o Dia das Mães seja comemorado em muitos países, são poucos os que conhecem a origem da festa e a participação dessas senhoras na recriação das atuais comemorações.
Conta-se que na Grécia Antiga, toda primavera (no Hemisfério Norte...) havia uma celebração em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. Depois, por volta de 1600, na Inglaterra, começou a ser festejado o Mothering Day, em homenagem às mães.

Nessa época, os mais pobres trabalhavam como serventes dos mais ricos, morando na casa dos empregadores porque a maioria das tarefas eram localizadas longe de suas casas. No Mothering Day, porém, os trabalhadores teriam o dia reservado para voltarem a suas casas e passearem junto de usas mães. Nessas datas, era feito um bolo especial, o mothering cake, para fornecer um ar festivo, de confraternização e união.

Ressurgimento - Em 1872, nos Estados Unidos, Julia Ward Howe sugeriu a criação de um dia dedicado à paz. Anos depois, Ana Jarvis, da Filadélfia/EUA, iniciou uma campanha para estabelecer o Dia das Mães naquele país, e sugeriu celebrar a data no segundo aniversário da morte de sua mãe, um segundo domingo do mês de maio.

Ana e seus apoiadores começaram a escrever aos ministros, jornalistas e políticos, buscando estabelecer o Dia das Mães nacional. Sua campanha prosperou e em 1911 o Dia das Mães foi celebrado em quase todos os estados dos EUA.

Finalmente, em 1914, o presidente Wilson decretou oficialmente o Dia das Mães como um feriado nacional, fixado no segundo domingo de maio de cada ano. Essa data é seguida em países como Dinamarca, Finlândia, Itália, Turquia, Austrália, Bélgica e o Brasil, enquanto outros países adotaram datas diferentes.

Outros idiomas - Mais uma curiosidade encontrada na Internet: em inglês, "Feliz Dia das Mães" é dito como "Happy Mother's Day"; em italiano, "Tanti Auguri, Mammina"; em alemão, "Alles Gute Zum Mutter Tag"...


Fonte: www.novomilenio.inf.br

4 comentários:

Anônimo disse...

Soninha,muito interessante esse texto!Mostra que desde a Grecia Antiga já havia um dia dedicado ás mães!Gostei de saber!Bjs,

Verena disse...

Dinda,
Adoramos ler este texto!!!
Muito informativo!
Aprendemos muito!
Bjkas,Lambs e Ronrons

Anônimo disse...

Seus blogs estão bastante diversificados,fala de um mesmo tema sem nos permitir perder o entusiasmo de ler.
Parabéns.
Beijokas.

Tais Luso de Carvalho disse...

Soninha... olha eu aqui novamente! Não sabia da história deste dia, muito curiosa. Obrigada!

beijos
Tais Luso

Related Posts with Thumbnails

Clique na imagem e...