Seguidores

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Estresse e decisões

Estresse muda a forma como tomamos decisões
Por Ana Carolina Prado


Já teve a impressão de que o estresse deixa você menos esperto e faz com que tome decisões ruins? Pois um estudo publicado na Psychological Science pode explicar o porquê. Pesquisadores da Universidade da Califórnia do Sul descobriram que situações estressantes mudam a forma como as pessoas avaliam riscos e recompensas.
O que acontece é que, surpreendentemente, prestamos mais atenção nos possíveis resultados positivos de nossas escolhas quando estressados, ignorando as desvantagens – o que pode levar a decisões das quais temos mais chance de nos arrepender depois.
Pense na situação: você quer trocar de emprego. Assunto estressante, certo? Se você tem uma nova oportunidade, pode acabar prestando atenção demais no salário maior e ignorando o fato de que levará o dobro do tempo para chegar ao local de trabalho.
“O estresse é geralmente associado a experiências negativas, de modo que nossa tendência é achar que pensaríamos mais nos aspectos negativos de nossas decisões”, diz Mara Mather, uma das autoras do estudo. Mas experimentos que levaram a situações de estresse, como ficar com a mão na água gelada por alguns minutos ou dar uma palestra, mostraram que ocorre o oposto: os aspectos positivos dominam.

Vícios
O foco nos pontos positivos também ajuda a explicar por que o estresse desempenha um papel tão importante em relação aos vícios. Dá para entender melhor, por exemplo, por que pessoas viciadas têm tanta dificuldade para controlar seus impulsos. Elas provavelmente pensam mais nos efeitos agradáveis do vício e ficam menos capazes de resistir a eles.
O estresse também aumenta as diferenças na forma como homens e mulheres encaram situações de risco. Enquanto os homens se tornam mais dispostos a se envolver em situações arriscadas, as mulheres são mais conservadoras.

Revista SuperInteressante


2 comentários:

ELAINE disse...

Soninha querida! O stress interfere na nossa vida toda! Parabéns pelo post! Te indiquei para um Meme.... Passa lá e dá uma olhadinha! Grande e carinhoso abraço! Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

Anne Lieri disse...

O stresse nos faz tomar decisões sempre erredas,na correria e sem uso da razão!Excelente post!bjs,

Related Posts with Thumbnails

Clique na imagem e...