Seguidores

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Animais e desempenho profissional


Olhar imagens de animais melhora seu desempenho no trabalho

Aquelas horas gastas em frente ao computador para ver o novo álbum de fotos com os cachorros mais fofos do mundo não foram em vão. Pode avisar seu chefe. Olhar fotos e vídeos de animais bonitinhos melhora seu desempenho no trabalho. Funcionou com um grupo de 48 estudantes japoneses. Pesquisadores da Universidade de Hiroshima pediram aos voluntários para realizar testes de concentração. O primeiro deles era um jogo infantil – com uma pinça, eles tinham de retirar peças do tabuleiro, sem deixá-las cair.

No segundo experimento, precisavam fazer uma busca visual usando matrizes numéricas. E, por último, fizeram outro teste, dessa vez para avaliar o nível de foco de cada participante. Em cada tarefa, um grupo de participantes olhava para fotos de animais bonitinhos e outro não. Quem viu as imagens se saiu melhor – o resultado foi o mesmo nos três testes. “Ver imagens fofas teve um efeito positivo no desempenho de tarefas que requeriam cuidado e atenção”, conclui a pesquisa.

Não é a primeira vez que a ciência mostra os benefícios de animais no ambiente de trabalho. Levá-los para o escritório deve ser um pouco mais complicado… mas agora você já tem desculpa pronta quando for flagrado ao assistir, no meio do expediente, aos vídeos fofos de gatos e cachorros.


Cachorros podem diminuir estresse no trabalho

Imagine um dia cansativo, cheio de trabalho e entrega de relatórios. Acrescente umas três reuniões (uma delas marcada para começar às 18h…) e uma discussão acalorada com o chefe sobre o desempenho da sua equipe. Dia de cão. Falando nisso, como seria se você pudesse levar seu companheiro babão pra encarar essa empreitada ao seu lado?

Pesquisadores da Universidade da Comunidade da Virginia testaram essa possibilidade e concluíram: pessoas que levam o cachorro para o trabalho se estressam menos durante o expediente. Eles avaliaram uma semana de trabalho em uma empresa voltada para o varejo. Durante o período, cerca de 30 funcionários levaram seus cachorros para o trabalho. Os 75 voluntários que participaram do estudo completaram vários questionários e coletaram amostras da própria saliva (usada para medir o nível de estresse).

Pela manhã, não houve diferença no nível de estresse entre quem estava acompanhado pelo cão, quem o havia deixado em casa, e aqueles que nem sequer tinham um cachorro. Mas ao longo do dia, os funcionários “solitários” apresentaram muito mais estresse do que os felizardos acompanhados pelo bichinho. E nem precisa ser o seu cachorro. Segundo os pesquisadores, a presença de qualquer cão no trabalho melhora o ânimo de todos os membros da equipe. Pede aí pro seu chefe.

Daqui:
Revista SUPERINTERESSANTE
Por Carol Castro


Um comentário:

Anne Lieri disse...

Soninha,vi uma reportagem sobre isso e achei muito legal!Eu levei a Fadinha na minha escola uma vez e foi bem divertido:ela ficou se achando a dona da sala de aula!...rss...bjs,

Related Posts with Thumbnails

Clique na imagem e...