Seguidores

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Por que dormimos mal quando dormimos muito?



Provavelmente o que faz você acordar pior depois de passar mais horas na cama é o REM, que ocorre mais intensamente no final do sono.

Isso porque não se pode ter certeza de que você tem ou não algum distúrbio do sono sem um exame de polissonografia, alerta o pneumologista Denis Martinez, fundador da Associação Brasileira de Sono. Em inglês, a sigla REM significa uma baita banda Rapid Eye Movement (Movimento Rápido dos Olhos). Nessa fase do sono, além da movimentação acelerada dos olhos por trás das pálpebras fechadas, sonhamos mais e a atividade cerebral é bastante elevada – tão intensa que chega a ser parecida com a que temos acordados.



Mas o que isso tem a ver com a sua indisposição após dormir muito? Martinez explica: “Quando o sono é prolongado, o tempo de sono REM aumenta. Ele ocorre em maior quantidade no final do sono e depende de uma redução da atividade da noradrenalina e da serotonina. A queda desses dois neurotransmissores ‘antidepressivos’ causa mal-estar, tristeza, apatia”.

Ou seja, quanto mais você dorme, mais tempo você tem de sono na fase REM. E quanto mais sono REM, mais chances de acordar triste e apático porque os antidepressivos naturais estão menos ativos no organismo. Para se ter uma ideia de como isso pode interferir em nossas vidas, reduzir o sono REM é um tratamento conhecido contra casos de depressão.

O especialista lembra que não é possível evitar o REM. A saída é reduzir a duração do sono – desde que você mantenha uma quantidade saudável de horas na cama por dia.

Daqui.






Um comentário:

Anne Lieri disse...

Muito interessante,Soninha!Uma caracteristica da depressao e dormir muito!Gostei!bjs,

Related Posts with Thumbnails

Clique na imagem e...